quinta-feira, 26 de agosto de 2010
A doce Síndrome de Cotard
Também chamada de "Delusão de Cotard" e "Síndrome do Cadáver Caminhante" é uma séria doença mental descoberta pelo médico Jules Cotard em 1880.
É uma rara disordem Neuropsiquiátrica onde a pessoa tem uma crença delusional e quase incostestável de que está morta, não existe, está apodrecendo, perdeu o próprio sangue e até os orgãos internos, e em alguns casos também delusões de imoralidade.
Caso da síndrome na Florida:
Um homem de 44 anos se mudou de Nova York para a Florida, ele não conseguiu achar emprego e acabou virando um sem-terra. Enquanto estava na cadeia desenvolveu um estado de drepressão estranho que não foi identificado e nem tratado. Quando retornou para o centro dos sem-terra onde antes estava vivendo, seu estado de depressão piorou ainda mais num periodo de 6 semanas.
Ele reportou sentimentos de nenhuma esperança ou vontade, insônia, falta de apetite. Com ele ainda não tinha sido aplicado no seguro de saúde pública, e também não tinha meios de pagar, ele não foi mandado para o psiquiátra até ser pego pela unidade de crises públicas várias semanas depois de ter assegurado a si mesmo de que estava morto
Na unidade ele foi diágnosticado como tendo esquisofrênia, swendo tratado com a combinação de "Oral" e "Depot Haloperidol" e então recebeu alta para voltar ao abrigo.Um diagnóstico de depressão maior e carácteriscas psicóticas apontaram a Síndrome de Cotard por causa da duração de sua doença (Quatro Meses). os clínicos decidiram hopitalizar para administrar uma terapia eletroconvulsiva, que se msotrava bem eficaz contra a síndrome de Cotard.
Ao longo de vários dias a sua dose de ácido valpróico e haloperidol foram usados, A fluoxetina foi aumentada para 40 mg por dia e Risperidona foi indicada em até 3 mg por dia, ele então teve um progresso lento durante as duas semanas seguintes. Seus delírios diminuiram, e ele esperiênciou uma resolução parcial dos sintomas de depressão, em alguns meses depois de receber alta ele continuou a melhora e caso de delírios e depressão não foram mais reportados.
Eu particularmente achei essa sídrome uma das coisas mais legais que já vi, só que eu não sei se gostaria de me sentir literalmente um zumbi... O que estou fazendo ? Gostaria sim! Hahaha.
Isso realmente me fez querer entender melhor a mente do ser humano, e o que ela é capaz de fazer com o próprio indivíduo.
Te vejo depois ;-)
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário